espacobemviverbh@yahoo.com.br    Cidade Jardim: (31) 2515-1518    Pampulha: (31) 3454-2303   
Agenda Nacional de Saúde Pública voltada para o envelhecimento é proposta de pesquisadora

O estudo Saúde, Bem-estar e Envelhecimento (Sabe) elaborado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), desde 2000, acompanha idosos de diversas cidades do mundo e teve uma triste constatação: os idosos estão envelhecendo mal. Os resultados apresentados durante o XXI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, revelaram que 16% das pessoas com idade entre 60 a 64 anos, não conseguem realizar mais de uma atividade rotineira, como tomar banho e comer sozinhos. Outros 35% não têm autonomia para cozinhar, andar de transporte público ou cuidar de um animal de estimação.

????A saúde desse idosos também requer maior atenção: subiu consideravelmente o número de pessoas, nessa faixa etária, com diabetes e hipertensão. Sem falar nos problemas de articulação, que têm dificultado a locomoção dos mais velhos.

????Diante desse cenário, a coordenadora da pesquisa, Yeda Aparecida de Oliveira Duarte, sugeriu a criação de uma agenda nacional de saúde pública dedicada ao envelhecimento. Com expectativa de vida cada vez mais elevada (hoje na faixa dos 75,8 anos), segundo o IBGE, será fundamental se preparar para a velhice. Cuide da sua saúde, mantenha uma alimentação balanceada, pratique atividade física e curta esse momento com mais disposição.
Fonte: Bem-Estar Globo.

Fechar Menu